A instituição Instituto Politécnico de Leiria é uma instituição de Ensino Público do tipo Politécnico, localizada no distrito de Leiria.
Contactos específicos do serviço de apoio a alunos com necessidades especiais na instituição
- Designação do Serviço de Apoio: Serviço de Apoio ao Estudante – SAPE.
- Pessoa de contacto: Graça Seco.
- Telefone(s): +351 244820300
- E-mail(s): graca.seco@ipleiria.pt | sape@ipleiria.pt.
- Página Web do Serviço de Apoio: http://sape.ipleiria.pt/.
- Morada:
SAPE-ESTG - EdifÃcio B -Campus 2 Morro do Lena – Alto do Vieiro - Apartado 4163
2411-901 Leiria
Contactos Gerais da instituição
Consulte a Página Web da instituição: http://www.ipleiria.pt/.
Regulamento ou estatuto de estudante com necessidades especiais
A instituição dispõe de Regulamento/Estatuto que pode consultar em:
Regulamento Geral de Formação Graduada e Pós-Graduada do IPL (374Kb, PDF).
Adaptações curriculares ou adaptações à avaliação:
Adaptações dos planos de estudo, dos instrumentos de avaliação, alargamento dos prazos, criação de alternativas de instrumentos de avaliação, tempo extra para a realização de provas escritas presenciais, não penalização dos erros ortográficos, avaliações em data alternativa, existência de provas adaptadas (provas ampliadas, em caracteres Braille, em suporte informático, em lÃngua gestual portuguesa, em registo áudio, possibilidade de consulta de dicionários) e respostas sob forma não convencional (em Braille, em ditado, em registo áudio, em registo informático - no computador pessoal ou num computador da instituição).
Caracterização do apoio individualizado disponível:
Apoio de um intérprete de lÃngua gestual portuguesa, de um psicólogo, de um tutor e de um voluntário.
Caracterização da Acessibilidade Física existente:
Adaptações no acesso, em alguns casos, aos edifÃcios da instituição, laboratórios, parques de estacionamento e na totalidade à biblioteca, casas de banho, salas de aula e de estudo. No edifÃcio existem casas de banho adaptadas, elevadores, rampas de acesso e sinalética. Em algumas salas de aula, é possÃvel proceder à alteração das condições de luminosidade e as mesmas têm sistemas de ampliação de som e reserva de lugares. Em bares e restaurantes, o estudante NEE tem acompanhamento individualizado e prioritário na linha self-service e ementa adequada.
Caracterização dos produtos de apoio disponíveis
CCTVs (lupa TV), computador de secretária, computador portátil, dispositivos apontadores controlados com a cabeça (tracker), impressora, transcritor e linha Braille, manÃpulos (switch), sintetizador de fala, software de ampliação, software de leitura de ecrã, software de varrimento, teclado de conceitos (hardware), teclado virtual no ecrã (software), sistema My Tobbi, impressora de relevo, magic keyboard, GRID e digitalizadores de voz.