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Guias de Referência
Guias de Referência para os quais recomendamos a leitura:
Publicações
Publicações para as quais recomendamos a leitura:
2019
- Ribeiro, A., Pires, L. & Seco, G. (2019). O papel do GTAEDES na inclusão do Estudante com Necessidades Específicas no Ensino Superior. In Santos, M. T., Santo, A. E., Ramalho, J. P., Santo, J. E., Faria, M. C., Almeida, C. & Murta, L. (Organizadores) (2019). Transição para a Vida Adulta: percursos reais, possíveis e desejáveis. Instituto Politécnico de Beja. (pp. 147-158). ISBN: 978-989-8008-39-8.
2016
- Pires, L. A., Seco, G. & Martins, G. (2016). Apoio a estudantes com necessidades especiais no Ensino Superior: a experiência de 10 anos do GTAEDES. In Freire, C. S., Mangas, C. & Sousa, C. (Organizadores, Livro de Atas da III Conferência Internacional para a Inclusão – INCLUDiT 2015. Edição Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT)/ Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID)/ Mestrado em Comunicação Acessível (MCA)/ Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS)/ Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). ISBN: 978-989-8797-07-0 (pps 58-68).
2015
- Pedro Encarnação, Luís Azevedo e Ana Rita Londral. (2015). Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência. Lisboa: FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. | o presente livro encontra-se disponível gratuitamente na Internet em formato HTML com marcação de acordo com as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web do W3C
Estudos
Estudos para os quais recomendamos a leitura:
2016
- José António Porfírio, Joaquim Gronita, Tiago Carrilho, Helena Vaz da Silva,
Mariana Martins, Paula Estanqueiro, Graça Gerardo e Rosário Cunha. (fevereiro 2016). Ensino Superior e Inclusão em Portugal: Diagnóstico e Contributos para uma Melhor Inclusão das Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva (2.7MB, PDF). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
2015
- Tavares, R., Oliveira, D., Laranjeiro, D., & Almeida, M. (2015). Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile. Revista Educação, Formação & Tecnologias, 8 (1), págs. 84- 94 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt.
- Ana Catarina Rodrigues Correia. (2015). “O meu corpo é público?”: Representações do corpo em contexto de paralisia cerebral (PDF; 1,1MB). Dissertação de Mestrado em Sociologia. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
- Filomena Débora Freitas Rodrigues. (2015). Universidade Inclusiva e o Aluno com Necessidades Especiais – a investigação realizada em Portugal (PDF; 1,2MB). Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação. Universidade da Madeira.
- Pires, Lília (2015). Os apoios aos Estudantes com NEE no Ensino Superior. Apresentação dos resultados do Inquérito Nacional – GTAEDES e DGES (formato prezi). Comunicação no Workshop Ensino Superior para Estudantes Cegos e Surdos. Organização Projecto Isolearn. Fundação Calouste Gulbenkian, 11 de Fevereiro.
2014
- Pires, L., Pinheiro, A. e Oliveira, V. (2014). Inquérito nacional sobre os apoios concedidos aos estudantes com necessidades educativas especiais no ensino superior (PPTX; 20,1MB). Seminário Inclusão no Ensino Superior – 10 anos do Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiência no Ensino Superior.
2013
- Jorge Fernandes e Cláudia Cunha Cardoso. (2013). Estudo sobre o estado da Acessibilidade dos sítios Web dos Estabelecimentos de Ensino Superior. Lisboa: Unidade ACESSO do Departamento da Sociedade da Informação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia..