## ENCONTRO IBÉRICO EM NECESSIDADES ESPECIAIS “TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA: PERCURSOS REAIS, POSSÍVEIS E DESEJÁVEIS” 28, 29 E 30 DE NOVEMBRO DE 2018 AUDITÓRIO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA A expansão da escolaridade obrigatória a todas as crianças e jovens, incluindo as que apresentam necessidades educativas especiais decorrentes das mais variadas situações, é hoje uma realidade em muitos sistemas educativos que prosseguem o objetivo de garantir o direito à inclusão e participação social de todos os cidadãos. Contudo, não basta facultar o acesso à escola pública. Torna-se necessário refletir sobre as competências (académicas, adaptativas e sociais) adquiridas pelos jovens ao longo do seu percurso escolar que lhes permitam usufruir de oportunidades de desenvolvimento pessoal e social em contextos naturais de aprendizagem e de vivência de uma vida com a máxima qualidade, que se traduz no aumento da autonomia e autodeterminação.
Os jovens com necessidades especiais enfrentam um conjunto de obstáculos superior ao da restante população da mesma faixa etária e correm riscos acrescidos de pobreza, pelo que compete às instituições públicas e a toda a sociedade desenvolver esforços e mobilizar recursos que lhes possibilitem revelar as suas capacidades e viver uma vida feliz e com significado.
Este Encontro apresenta-se, assim, como espaço privilegiado de partilha e reflexão sobre uma realidade que se quer tornar visível e amplificada, de modo a que a investigação e a ação atuais sejam foco de análise crítica e de fundamentação de outros percursos possíveis e desejáveis. página 1 Objetivos --  Analisar a situação pós-escolar de alunos com necessidades especiais, apoiados ao longo da escolaridade obrigatória; 
 --  Refletir sobre o contributo de instituições educativas, profissionais, família e comunidade no processo de transição para uma vida independente e autodeterminada; 
 --  Identificar boas práticas de inclusão no ensino superior e inserção laboral e recreativa no contexto comunitário; 
 --  Evidenciar os talentos e capacidades dos jovens e adultos com necessidades especiais; 
 --  Conhecer as aspirações e os sonhos dos jovens e adultos com necessidades especiais e das suas famílias; 
 --  Perspetivar modelos de intervenção alternativos que promovam o desenvolvimento da criatividade e do 
potencial dos jovens e adultos com necessidades especiais. 
 ## Comissão Científica 
 Adelaide Espírito Santo | Cesário Almeida | Luís Filipe Garcia | Luís Murta | José Espírito Santo | José Pereirinha Ramalho | Maria Cristina Faria | Maria Teresa Santos 
 ## Comissão Organizadora 
 Docentes do Mestrado em Educação Especial em colaboração com o CRENEE do IPBeja e GTAEDES Coordenação - Adelaide Espírito Santo | Maria Teresa Santos 
Contacto: encontrotva@ipbeja.pt 
 Aguarda-se acreditação pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua de Professores (25h - 1 crédito) 
 página 2 28/11/2018 - Auditório IPBeja 8.30 Receção dos Participantes 9.30 - 10.15 Sessão de Abertura -- Ana Sofia Antunes (Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência)* -- Humberto Santos (Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação)
-- João Paulo Trindade (Presidente do IPBeja)
-- José Pedro Fernandes (Diretor da ESE de Beja) -- Paulo Arsénio (Presidente da Câmara Municipal de Beja) 10.15 - 11.00 -- “Conceitos, razões e caminhos para a Educação Inclusiva”- David Rodrigues (Pró-Inclusão – PIN-ANDEE) 11.00 - 11.30 Café 11.30 - 13.00 -- “Educar para a vida adulta, o que é essencial?” - Vítor Cruz (FMH - Univ. Lisboa)
-- “Educar para a vida adulta: Ciência ou Arte?” - Luzia Lima-Rodrigues (Pró-Inclusão – PIN-ANDEE) -- “ACTOS: Artes do Palco para a Inclusão”- Gisela Cañamero (Arte Pública - Beja) 13.00 - 14.30 Almoço 14.30 - 16.00 -- “As transições das pessoas com Necessidades Especiais entre serviços e a necessidade de mediação nesse processo” - Mário Pereira (ASSOL) -- “Intervenção Centrada na Pessoa: novos caminhos para a Inclusão” - Elisabete Mendes (ESECS - IPPortalegre) -- “Transição para a vida adulta de jovens que foram abrangidos por currículos específicos” - Maria Teresa Santos, Adelaide Espírito Santo, José Pereirinha Ramalho, Cesário Almeida, Maria Cristina Faria e José Espírito Santo (ESE_IPBeja) 16.00 - 16.30 Café
16.30 - 17.30
-- José Tierra (Universidade de Huelva)* -- “Capacitar para Integrar” – Vera Neca (CERCI Beja) 17.30 - 18.30
-- “Nova Legislação – Nova Escola?” - Grupos de discussão Sessão de Posters
19h Programa social e cultural * nota: A confirmar página 3 29/11/2018 - Auditório IPBeja 9.30 - 11.00 -- “O processo de preparação para a inserção na vida adulta: percursos e adversidades” - Teresa Baião e António Gonçalves (Ag. Escolas no1 de Beja) -- “Transição para a vida adulta - Um novo trilho” - Guadalupe Charraz (Ag. Escolas no 1 de Serpa) -- “Papel do Centro de Recursos para a Inclusão no apoio aos Planos Individuais de Transição” - João Adolfo Nogueira (CRI da APCO – Odemira) 11.00 - 11.30 Café 11.30 - 13.00 -- “Transição para a Vida Ativa: mito ou realidade?” - Sofia Santos (FMH - Univ. Lisboa) -- “Paradoxos da Sociedade Inclusiva: Da Escola Inclusiva para os Centros de Atividades Ocupacionais, onde é que anda a ética?” - Pedro Parrot Morato (FMH - Univ. Lisboa) 13.00 - 14.30 Almoço 14.30 - 16.00 -- “Transição para a vida adulta de pessoas com deficiência intelectual e multideficiência: desafios, riscos e (in)eficácias” - Julieta Sanches (FENACERCI) -- “A autorrepresentação na cidadania das Pessoas com Deficiência e Incapacidade” - Sónia Nunes (CERCICOA – Almodôvar) -- “Emprego das pessoas com deficiência: Aqui chegados, que caminhos?” - Leonardo Rafael Conceição (IEFP) 16.00 - 16.30 Café
16.30 - 17.30 - Testemunhos na 1a Pessoa
-- “O que podia ter sido o fim, foi o princípio” - Bruno Domingos -- “História de uma vida” - Maria Inácia Campaniço
17.30 - 18.30 -- “Autodeterminação e Serviços de Apoio” - Grupos de discussão Sessão de Posters
19h Programa social e cultural página 4 30/11/2018 - Auditório IPBeja 9.30 - 11.00 -- “Inclusão para o Conhecimento. Ciência, Tecnologia e Ensino Superior” - Ana Alves Pereira (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) -- “O papel do GTAEDES na inclusão do Estudante com Necessidades Específicas no Ensino Superior” - Alice Ribeiro, Lília Pires e Graça Seco (GTAEDES) -- “Transição para o ensino superior: oportunidades e desafios” - Lília Pires (Fac. Letras - Univ. Lisboa) 11.00 - 11.30 Café
11.30 - 13.00
-- “Desafíos y retos para construir una universidad inclusiva” - Anabel Moriña (Univ. Sevilha) -- “La Formación del Profesorado Universitario en Educación Inclusiva y Discapacidad” - Beatriz Morgado Camacho (Univ. Sevilha) -- “Procesos de inclusión real de personas con discapacidad en los niveles educativos superiores: apoyos e itinerários” - María Rosa Oria Segura (Univ. Extremadura) 13.00 - 14.30 Almoço 14.30 - 16.00 -- “Criatividade na Cultura de Inclusão: Estratégias criativas e flexíveis num Ensino Superior para todos” - Sara Bahia (Univ. Lisboa) -- “Discriminação Positiva no Acesso à Informação, o caso do Centro de Recursos para a Inclusão da Universidade de Évora” - João Garcia e Carla Santos (Univ. Évora) -- “Repositórios Digitais de Material Educativo: para ser acessível não basta ser digital nem ter tecnologias de apoio” - Jorge Manuel Fernandes (FCT) 16.00 - 16.30 Café
16.30 – 18.00
-- “Necessidades Especiais na Universidade de Évora: o percurso” - Suzete Rico (Univ. Évora) -- “Vozes dos Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: O que pensam? O que sentem? O que desejam?” - Maria Helena Martins (FCHS - Univ. Algarve), Maria Leonor Borges (ESEC - Univ. Algarve) e Teresa Gonçalves (Instituto de Educação - Univ. Lisboa) -- “Desafios da Inclusão de uma aluna surda no Ensino Superior” - Adelaide Espírito Santo (CRENEE - IPBeja) 18.00 Sessão de Encerramento página 5