Encontra-se concluÃda a 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior público para o ano letivo 2018-2019. São 43 992 novos estudantes colocados de um total de 49 362 candidatos, o que corresponde a uma taxa de sucesso de 89% – a maior taxa de sucesso desde 2013-2014.
Pelo terceiro ano consecutivo regista-se a tendência de crescimento dos estudantes que entram por via do contingente especial existente para candidatos com deficiência. Este ano foram colocados 186 estudantes na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso e podem ainda entrar mais, pois, pela primeira vez na história do CNA, a 2ª fase do Concurso contempla também o contingente especial – esta é uma medida enquadrada no programa de Inclusão para o conhecimento, promovido pelo MCTES.
No âmbito da ação do MCTES, destacam-se, entre outras, iniciativas como:
- O Balcão IncluIES, disponÃvel no sÃtio Web da DGES, que reúne conteúdos sobre apoio à deficiência, em particular no ensino superior:
- A Bolsa de Estudo para Frequência do Ensino Superior de Estudantes com incapacidade igual ou superior a 60%, criada no ano letivo 2017/2018;
- Os Gabinetes de Apoio à Pessoa com Deficiência no Ensino Superior.